Projeto já teve licença prévia protocolada. Capacidade de refino será de 50.000 barris/dia

Com previsão de R$ 4,2 bilhões em investimentos, o projeto da Refinaria de Petróleo de Pecém (RPP) continua avançando. O mega empreendimento, que deve gerar mais de 3 mil empregos, já teve a licença prévia protocolada pela Semace (Secretaria Estadual do Meio Ambiente).

Conforme Laiz Hérida, CEO da HL Soluções Ambientais, empresa de consultoria ambiental, esse é um importante passo que reforça o caminho para a efetivação do projeto.

O tipo de licenciamento desenvolvido no empreendimento será o modelo trifásico, composto pelas autorizações de Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação.

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO
"Após o licenciamento ambiental, a implantação está prevista para ocorrer, no máximo, em 30 meses, em consonância com os objetivos econômicos e sociais do Estado do Ceará, de incremento do nível dos empregos e das receitas, bem como redução das desigualdades regionais e sociais", detalha a executiva.

A refinaria é desenvolvida pela Noxis Energy, empresa brasileira sediada no Rio de Janeiro, que atua na área de refino de petróleo com plantas em processo de instalação em locais estratégicos no litoral brasileiro.

Em fevereiro, a empresa assinou pré-contrato com a Cipp S/A (Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém) para implantação da usina.

A indústria ficará na Zona Portuário do Complexo do Pecém, a 7,5km da orla portuária, e terá capacidade de refino de 50.000 barris/dia. Quando em plena potência, a produção prevista é de 1,5 milhão de toneladas/ano de combustível até 2025.

Entre os combustíveis a serem produzidos, estão gasolina e diesel automotivo e marítimo.

Hérida ressalta que os cenários de referência das instituições globais da indústria preveem que o petróleo continuará sendo a principal fonte primária de energia do mundo, no horizonte 2040.

 

O melhor investimento imobiliário do Brasil está no Pecém

A localização perfeita para aproveitar mas tempo com a família

A Cidade do seu Futuro

Banner extra (home)
  • Uma cidade digital e inteligente

    Os moradores da Cidade Cauype poderão usufruir de um ambiente tecnológico e planejado para melhorar a vida das pessoas e gerar interação entre entidades e a promoção de negócios locais.

    *Alguns serviços descritos nesse item são possibilidades que devem ser avaliadas e aprovadas pela futura associação de moradores da Cidade Cauype. Inclusive os eventuais custos relacionados a aquisição de tais serviços.

    • Internet, TV e Telefonia de alta qualidade*

    • Wifi gratuito em todas as áreas públicas

    • Aplicativo inteligente e exclusivo

    • Vídeo monitoramento por câmeras fixas e drones*

    • Plano de mobilidade elétrica*

    • Entrega de produtos via aérea (drone)*

    • Sistemas de automação e IOT* para equipamentos da cidade

    • Marketplace local no app e transmissões ao vivo

Conheça um pouco mais da Cidade Cauype sem sair de casa com a nossa Visita Virtual

Visita Virtual
whatsapp button - fale conosco